Rede Avape

Origem da Rede Avape

A Rede Avape tem sua origem na vasta experiência da Avape, que desde 1982 atende a pessoas com todos os tipos de deficiência e em situação de vulnerabilidade social, nas áreas de reabilitação clínica e profissional, desenvolvimento pessoal e social, programas comunitários, capacitação e inclusão no mundo do trabalho. Além de ser a primeira organização do mundo em seu segmento de atuação a receber o certificado ISO de qualidade, conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais como reconhecimento pelo seu know-how técnico-científico ao adotar como diferencial uma visão holística das pessoas assistidas e focar suas eficiências. 


Rede Avape

É uma rede de organizações licenciadas, que utilizarão a marca e/ou metodologia Avape, por meio de relação contratual e supervisão constante. As organizações selecionadas para participar da Rede Avape recebem suporte de uma equipe de especialistas para a implantação, a operacionalização e o acompanhamento dos programas multiplicados.


Programas Multiplicados pela Rede Avape

- Reabilitação Clínica
- Reabilitação e Inclusão Profissional
- Desenvolvimento Pessoal e Social (Convivência)
- Capacitação Profissional
- Programas Comunitários


Expandindo a Rede Avape

A inclusão social da pessoa com deficiência demanda forte mobilização da sociedade, visto que há mais de 25 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil, população maior que a de vários países na Europa. A expansão da Avape em Rede permitirá aumentar significativamente o número de pessoas com deficiência assistidas.


Apoio do BID

A expansão da Rede Avape recebeu o reconhecimento e o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN), que possibilitará replicar a metodologia de Reabilitação, Capacitação e Inclusão Profissional nas cinco regiões do País, beneficiando 12 ONGs até 2010. Futuramente, estenderá sua atuação no cenário internacional.


Benefícios da Rede Avape

1 - Para a organização licenciada:

- Inclusão: ampliar a inclusão de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.

- Interlocução: fortalecer a rede de relacionamentos com a iniciativa pública e privada da sua região.

- Sustentabilidade: mobilizar recursos e parcerias com os diversos segmentos da sociedade para sua perenidade.

- Fortalecimento: contribuir na melhoria da gestão dos seus processos de atendimento, preparando-se para atuar com mais efetividade nos cenários político, estratégico, tático e operacional.

- Representatividade e Visibilidade: ampliar a sua divulgação nas esferas local, regional e nacional, contribuindo para o fortalecimento de sua imagem, credibilidade e transparência.

- Profissionalização: promover e fortalecer a capacitação técnica qualificada com ênfase nas áreas voltadas à reabilitação na sua totalidade e respectiva gestão.

- Segurança e Credibilidade: fazer parte de uma das mais bem-sucedidas redes sociais do País e ser membro de uma Federação diferenciada que defende e promove a ampliação da assistência às pessoas com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade social.


2 - Para o Poder Público:

- Apoiar uma iniciativa social de sucesso, alinhada ao cumprimento de políticas públicas, gerando resultados expressivos para a população do município.

- Oferecer à população uma gama de serviços de interesse público voltados à inclusão da pessoa com deficiência, com qualidade e otimização de recursos.

- Estreitar relações com o terceiro setor e a iniciativa privada, favorecendo o desenvolvimento local.


3 - Para as Empresas:

- Ter sua imagem associada a um programa social de significativa relevância, voltado à valorização da diversidade e à inclusão de pessoas com deficiência.

- Ampliar o reconhecimento de sua responsabilidade social perante seus públicos de interesse.

- Contribuir para a transformação social de seu entorno.


4 - Para a Pessoa com Deficiência e seus Familiares:

- Ter acesso a atendimentos especializados e de qualidade com foco na inclusão.

- Possibilitar o exercício da cidadania.

- Ser agente multiplicador de medidas inclusivas na comunidade.